Maravilha Projetada

Maravilha Projetada

Maravilha Projetada

A nova Panigale V4 é a sétima geração da saga das superesportivas da Ducati: uma síntese de design e tecnologia. Uma motocicleta que está no centro da missão da Ducati: "enriquecer a vida das pessoas através de uma combinação de produtos tecnologicamente avançados, caracterizados por uma beleza sensual."

Inspirado no MotoGP.

Elegante e eficaz, o braço oscilante oco simétrico é uma solução que fortalece a ligação com o mundo do MotoGP.

Foi criado a pedido da Ducati Corse para tirar o máximo proveito do desempenho cada vez maior dos pneus usados ​​no Campeonato SBK, que permitiram tempos de volta próximos aos da MotoGP, graças ao desempenho avançado em frenagem, curvas e aceleração.

braço oscilante oco simétrico Panigale V4 S
Uma combinação de estética e funcionalidade.

O novo braço oscilante oco simétrico representa uma combinação perfeita de estética e funcionalidade: uma estrutura complexa, sofisticada e elegante, que se destaca como única no panorama das motocicletas esportivas por sua combinação com o silenciador posicionado sob o motor.

Um sentimento de união e conexão.

Todos os pilotos de teste da Ducati que trabalharam no desenvolvimento da Panigale V4, assim que desceram da moto, comentaram sobre a compactação e a conexão entre as partes dianteira e traseira.

Rigidez redefinida

A rigidez lateral é reduzida em 37%, melhorando a aderência em ângulos de inclinação elevados, sem comprometer a rigidez longitudinal, mantendo a precisão e o rigor que sempre foram apreciados na Panigale V4.

Dinâmica inteligente

Graças às atualizações de hardware e software da suspensão, a nova Panigale V4 S reduz os compromissos de configuração entre estrada e pista, permitindo um gerenciamento mais preciso de cada fase da pilotagem.

Motor

O coração da nova Panigale V4 é a mais recente evolução do motor Desmosedici Stradale. Mais potente, mais leve, mais eficiente em termos de consumo de combustível e em conformidade com a norma Euro 5+.

1.103 cm³ Desmosedici Stradale V4

A Panigale V4 vem equipada com o motor Desmosedici Stradale de 1.103 cm³: o V4 de 90° (rotacionado 42° para trás) com distribuição Desmodrômica derivada da MotoGP, único em seu gênero por seu virabrequim contrarrotativo e ordem de ignição “Twin Pulse”. 

V4 a 90°: o motor de competição por excelência

Para a Ducati, o layout V4 de 90° representa a expressão máxima de esportividade para um motor de motocicleta. Não é por acaso que essa é a mesma solução utilizada nos motores Desmosedici da MotoGP. A disposição dos cilindros em V a 90° cria um equilíbrio natural das forças de primeira ordem, eliminando a necessidade de um eixo intermediário, que aumentaria o peso e absorveria potência para eliminar vibrações. Essa é uma vantagem crucial para a confiabilidade e a eficiência mecânica de um motor que atinge rotações acima de 14.000 rpm.

Sistema Desmodrômico de Última Geração

O sistema desmodrômico do motor Desmosedici Stradale é um aspecto fundamental para o seu desempenho. Os quatro comandos de válvulas do motor Desmosedici Stradale acionam dezesseis válvulas de aço, com 34 mm de diâmetro para as válvulas de admissão e 27,5 mm para as de escape — valores notáveis ​​considerando o diâmetro de 81 mm do cilindro. As sedes das válvulas são feitas de aço sinterizado. Devido às altas rotações do motor V4 e ao grande tamanho das válvulas, um sistema de molas não conseguiria acompanhar o perfil agressivo de fechamento dos comandos. É por isso que o sistema desmodrômico se torna indispensável.

Virabrequim contrarrotativo

O virabrequim, tal como nos protótipos da MotoGP, é contrarrotativo, ou seja, gira na direção oposta à das rodas, para compensar o efeito giroscópico destas e proporcionar manobrabilidade e agilidade nas mudanças de direção, além de reduzir a tendência de empinar durante a aceleração e a frenagem.

Ordem de ignição Twin Pulse

O posicionamento do pino do virabrequim defasado em 70°, combinado com o formato em V de 90° do motor, gera uma ordem de ignição que a Ducati chama de “Twin Pulse”, pois é como se o motor estivesse reproduzindo a sequência de ignição de um motor bicilíndrico. Sua característica distintiva é a ignição próxima dos dois cilindros do lado esquerdo e, em seguida, dos do lado direito da moto. No diagrama de ignição, os pontos de ignição estão, portanto, posicionados em 0°, 90°, 290° e 380°. Essa ordem de ignição específica confere ao V4 um som muito semelhante ao da Desmosedici da MotoGP.

Em conformidade com as normas Euro 5+

O motor Desmosedici Stradale agora atende às rigorosas normas Euro 5+, registrando um ligeiro aumento de 0,5 cv na potência máxima, graças ao uso de componentes mais leves, que também permitem uma redução de 1 kg no peso do motor.

O motor Desmosedici Stradale Euro 5+ é capaz de entregar uma potência máxima de 216 cv a 13.500 rpm e um torque de 120,9 Nm a 11.250 rpm.

Para manter a singularidade do silenciador posicionado sob o motor, o sistema de escape, na configuração 4-2-1-2, foi redesenhado tanto em termos de rotação dos coletores quanto do silenciador.

A evolução do motor leva a uma redução nas emissões (CO2 151 g/km) e no consumo (6,5 l/100km).

Novos eixos de comando

Em relação à potência máxima, encontramos novos comandos de válvulas com maior elevação (+ 0,75 mm na admissão, + 0,45 mm no escape). Os comandos também são mais leves graças a furos de alívio de peso maiores e rodas motrizes com bandas dentadas mais estreitas. Os comprimentos dos dutos de admissão de altura variável foram modificados para adequar a admissão à nova elevação; a configuração de trilho longo aumenta em 5 mm, enquanto a configuração de trilho curto é reduzida em 10 mm.

Sistema de refrigeração mais eficiente

O sistema de arrefecimento foi redesenhado para garantir um desempenho consistente mesmo em temperaturas ambientes muito elevadas ou durante uso extremo, como em pistas de corrida. A área efetiva de arrefecimento do radiador de água aumentou em 17%, enquanto um layout de circulação interna de água de fluxo duplo mais eficiente, derivado das pistas de corrida, foi escolhido para o radiador de óleo. Os novos radiadores garantem um aumento na massa de arrefecimento de +19% para o radiador de óleo e +9% para o radiador de água.

Eletrônica

As soluções eletrônicas integradas na nova Panigale V4 a tornam ainda mais sofisticada, segura e capaz de ampliar as habilidades de pilotagem de cada motociclista.

Tela TFT de 6,9 ​​polegadas

O painel de instrumentos da nova Panigale V4, com tela colorida de 6,9 ​​polegadas e resolução de 1280 x 480 pixels, é completamente novo e estabelece um novo padrão em termos de legibilidade, facilidade de uso e quantidade de informações. A proporção de 8:3 amplia os dados e insights disponíveis e garante visibilidade ideal mesmo através da carenagem. Graças à tecnologia Optical Bonding, com gráficos em fundo preto e proteção de vidro, a estética é impecável e oferece excelente visibilidade mesmo sob a luz do dia. O painel é controlado por uma interface HMI de navegação que utiliza dois botões basculantes localizados no bloco esquerdo do guidão.

Observador de Veículos Ducati baseado no algoritmo da Ducati Corse

Os controles eletrônicos evoluem com o uso do Ducati Vehicle Observer (DVO), desenvolvido pela Ducati Corse.

Um algoritmo capaz de simular as entradas de setenta sensores, fornecendo diversas grandezas físicas que permitem a estimativa precisa dos níveis de intervenção dos sistemas de controle de tração e de empinada. 

Este último pode então funcionar em um modo quase preditivo, aumentando simultaneamente o desempenho e a segurança. 

Race eCBS: um novo conceito de ABS

A nova Panigale V4 é a primeira moto esportiva a apresentar o sistema de freios Race e-CBS. Este sistema de frenagem combinada com função Cornering, desenvolvido pela Bosch em colaboração com a Ducati, pode aplicar automaticamente pressão de frenagem na roda traseira, de acordo com estratégias predefinidas, quando o piloto aciona o freio dianteiro. Em pistas de corrida, o sistema opera de forma semelhante aos pilotos profissionais, enquanto em vias públicas, melhora a segurança e a estabilidade.

O sistema Race eCBS distribui a força de frenagem para a traseira sempre que o freio dianteiro é acionado, dependendo do ângulo de inclinação da moto e da carga na traseira. No nível mais esportivo, ele mantém um nível adicional de pressão mesmo após a liberação completa do freio, conhecido como “pós-corrida”, simulando a manobra usada por pilotos profissionais para fechar a trajetória, estabilizar a moto e facilitar a entrada em curvas. 

Até mesmo o piloto profissional se beneficia do novo Race eCBS, pois, não precisando se preocupar com a modulação do freio traseiro, poderá dedicar suas energias físicas e mentais a outros aspectos da pilotagem. 

Ducati Electronic Suspension 3.0 - Software baseado em eventos

A Panigale V4 S conta com suspensão e amortecedor de direção Öhlins, controlados pelo sistema SmartEC 3.0 de terceira geração com nova interface de usuário OBTi.

A interface do usuário agora permite definir com mais precisão o comportamento do sistema hidráulico nas diferentes fases de condução. 

O sistema é capaz de reconhecer fases de condução a velocidade constante, nas quais reduz a frenagem hidráulica para aumentar o conforto ao utilizar a estrada. 

Os novos “Modos de Suspensão” oferecem cinco configurações predefinidas dos parâmetros de referência do freio hidráulico, que podem ser personalizadas pelo piloto.

Registrador de dados Ducati

Leia, compreenda, melhore seu desempenho.

A nova unidade de aquisição de dados, disponível como acessório Ducati Performance, oferece um pacote profissional para aquisição e análise de dados. Desenvolvida em colaboração com a 2D, ela adquire mais de 70 sinais relacionados ao funcionamento e desempenho da moto na pista. Sua integração com o painel permite visualizar o tempo de volta e a referência da melhor volta, além de três tempos parciais ao longo da pista. O banco de dados DDL contém as posições de chegada de mais de 500 circuitos ao redor do mundo. 

Após serem baixados via Wi-Fi, os dados gravados podem ser analisados ​​com ferramentas de software desenvolvidas pelos engenheiros da Ducati, que dão suporte ao desenvolvimento em pista de novas motos esportivas.

Controles eletrônicos de última geração

A nova Panigale V4 possui um pacote eletrônico avançado baseado em uma plataforma inercial de 6 eixos que evolui graças ao uso de um algoritmo revolucionário desenvolvido pela Ducati Corse chamado Ducati Vehicle Observer (DVO). 

Graças ao DVO, o Ducati Traction Control (DTC) aprimora o controle da derrapagem da roda traseira, atuando de forma mais precisa e consistente durante a manobra, reduzindo a perda de aderência e facilitando a recuperação. 

O Ducati Wheelie Control (DWC) também se beneficia da introdução do DVO, que permite uma detecção mais precisa da presença e extensão dos wheelies e intervenção para controlá-los com um alto nível de precisão, quase preditivo. 

O Ducati Slide Control (DSC) auxilia o piloto controlando a entrega de torque com base no ângulo de derrapagem. Ele funciona graças à plataforma inercial e melhora o desempenho na saída de curvas, evitando ângulos de derrapagem que seriam difíceis de controlar de outra forma. O Ducati Power Launch (DPL) garante partidas extremamente rápidas, permitindo que o piloto se concentre exclusivamente no controle da embreagem. O DPL também se beneficia da introdução do DVO, que ajuda a aumentar a repetibilidade da manobra, o que aumenta a confiança do piloto no sistema.

O Controle de Freio Motor (EBC) ajuda os pilotos a otimizar a estabilidade da motocicleta em condições extremas de entrada em curvas, equilibrando as forças aplicadas ao pneu traseiro durante fortes frenagens do motor.

Novo controle do acelerador

Para melhorar a sensibilidade do piloto, foi adotado o controle do acelerador da Panigale V4 R, que apresenta folga axial e radial mínima e praticamente nenhuma folga inicial.

Ducati Quick Shift 2.0

O DQS 2.0, que permite trocar de marcha para cima e para baixo sem usar a embreagem, é uma evolução do sistema anterior, abandonando a alavanca tradicional com microinterruptor em favor de uma alavanca mecânica direta.

A estratégia eletrônica utiliza o sensor de posição do tambor de engrenagens para detectar a manobra de troca de marchas, oferecendo ao piloto uma sensação mais direta, com curso reduzido, mais repetível e menos “borrachuda”.

Novo TFT. Controle máximo para você dar o seu melhor.

Um layout horizontal proporciona ao piloto uma experiência visual completa, sem obstruir a visibilidade na posição aerodinâmica. O novo painel TFT de 6,9" com formato 8:3 e resolução de 1280 x 480 px é o aliado tecnológico perfeito que faz da nova Panigale V4 uma máquina recordista.

Claro. Completo. Funcional.

O novo painel TFT utiliza a tecnologia de colagem óptica , a mesma usada em smartphones, para garantir visibilidade em quaisquer condições de iluminação e uma estética de corrida. A tela oferece dois modos de exibição diferentes: Estrada e Pista . Ambos os modos fornecem acesso a informações sobre o desempenho e o status do veículo por meio de uma lógica de janelas gráficas chamada "Visualizações".

Painel Ducati Panigale V4 S Road Mode
ROAD MODE
Painel Ducati Panigale V4 S Track Mode
RACE MODE

O Road Mode concentra-se nas informações mais úteis para a condução na estrada. Por isso, apresenta uma visualização básica muito simples, com foco no grande conta-rotações circular centralizado, com o indicador de marcha no seu interior, e um design desportivo.

O lado esquerdo da tela é reservado para configurações, navegação (se instalada), reprodutor de música, gerenciamento do smartphone e manoplas aquecidas opcionais, juntamente com as diversas funções disponíveis para cada um. A coluna da direita exibe velocidade, tempo, temperatura da água e controle de cruzeiro, se ativo.

Wallpaper Ducati Panigale V4 S 1
Wallpaper Ducati Panigale V4 S 2
Wallpaper Ducati Panigale V4 S 7
Wallpaper Ducati Panigale V4 S 8
Wallpaper Ducati Panigale V4 S 6
Wallpaper Ducati Panigale V4 S 3
Wallpaper Ducati Panigale V4 S 4
Wallpaper Ducati Panigale V4 S 5
Wallpaper Ducati Panigale V4 S 2
Wallpaper Ducati Panigale V4 S 1
Wallpaper Ducati Panigale V4 S 7
Wallpaper Ducati Panigale V4 S 8
Wallpaper Ducati Panigale V4 S 6
Wallpaper Ducati Panigale V4 S 3
Wallpaper Ducati Panigale V4 S 5
Wallpaper Ducati Panigale V4 S 4

Especificações Técnicas

Curva de potência Nova Ducati Panigale V4 S

Cilindrada

1.103 cc

Potência

216 cv à 13.500 rpm

Torque

12,3 kgm à 11.250 rpm

Peso seco

187 kg

Altura do banco

850 mm

Garfo Panigale V4 S

Garfo

Balança traseira simétrica oca da Ducati

A balança traseira simétrica oca da Ducati é um novo conceito, uma combinação perfeita de estética e funcionalidade. Ela reduz a rigidez lateral em 37% em comparação com a balança traseira monobraço anterior. Uma estrutura complexa, sofisticada e elegante que proporciona a mesma sensação de conexão entre os eixos dianteiro e traseiro da Desmosedici GP. Isso também adiciona aderência mecânica superior, maior precisão na manutenção da trajetória e maior estabilidade durante a aceleração.

Quadro frontal Panigale V4 S

Quadro Frontal

Quadro dianteiro derivado do MotoGP

Assim como a geração anterior, a nova Panigale V4 utiliza um "Quadro Dianteiro" evoluído graças à contribuição da experiência da Ducati Corse na MotoGP. A rigidez lateral foi reduzida em 40%, enquanto a rigidez longitudinal permanece inalterada, e o peso foi reduzido em 17%. A maior flexibilidade melhora a sensibilidade da dianteira nas curvas, permitindo que os pneus acompanhem melhor o asfalto e explorem sua aderência. Isso permite ao piloto fazer as curvas com mais facilidade, fechar a trajetória de forma mais natural e, consequentemente, aumentar a velocidade em curvas.

Tensor de corrente Panigale V4 S

Tensor de corrente

Tensionadores de corrente monolíticos

A balança traseira Hollow Symmetrical Swingarm possui tensores de corrente monobloco, semelhantes aos utilizados na MotoGP. Os ajustadores permitem um ajuste rápido e preciso da tensão da corrente, mas, mais importante, mantêm a roda traseira no lugar durante a desmontagem e remontagem, permitindo a troca de rodas com a rapidez necessária na pista. O tensor do lado esquerdo é feito de alumínio usinado para suportar as cargas resultantes da tensão da corrente.

Suspenções Panigale V4 S

Suspenções

Suspensão traseira inspirada na Desmosedici GP

A suspensão traseira da Panigale V4 sempre utilizou um layout inspirado na Desmosedici GP. O novo design também está alinhado com a solução de barra de ligação única, que permitiu uma redução no comprimento do amortecedor e uma economia de peso total de aproximadamente 600g. As conexões cinemáticas são todas feitas em rolamentos que substituem as buchas do modelo anterior, reduzindo o atrito e a folga mecânica, resultando em uma traseira que se adapta ainda melhor às irregularidades do terreno e maximiza a aderência mecânica.

Pinças de freio Panigale V4 S

Pinças de Freios

Novas pinças Brembo Hypure®

A gama Panigale V4 apresenta as novíssimas pinças monobloco Brembo Hypure®, que representam a evolução das já consagradas Stylema®. Comparadas às Stylema®, as pinças Hypure® reduzem o peso em 30 g graças ao seu design assimétrico inovador, sem comprometer a rigidez. Graças a um novo design do sistema de fixação das pastilhas, a Hypure® reduz a absorção de torque residual em até 15% – o deslizamento das pastilhas no disco quando não há força aplicada na alavanca. Além disso, graças à capacidade de troca de calor aprimorada, a pinça dissipa até 4% mais calor, garantindo um desempenho de frenagem mais consistente e oferecendo ao piloto maior confiança, volta após volta.

Aros Panigale V4 S

Rodas

Rodas forjadas com design inspirado na MotoGP

A Panigale V4 S está equipada com rodas de liga leve de alumínio forjado, projetadas e desenvolvidas pela Ducati. Com um design tangencial de 5 raios inspirado no da Desmosedici GP, elas oferecem uma redução no peso total (-2,17 kg) e no momento de inércia (-22% na dianteira e -23,5% na traseira) em comparação com as rodas de alumínio fundido de 5 raios em formato de Y da Panigale V4.

Rápido como o vento.

A nova carenagem reduz o arrasto aerodinâmico sem comprometer a força descendente, aumentando o fluxo de ar para os radiadores. Em retas, oferece maior proteção ao piloto, reduzindo o esforço físico necessário para manter a posição, pois ele fica menos exposto ao fluxo de ar que atinge a moto. As asas de perfil duplo , perfeitamente integradas ao formato da dianteira, mantêm a mesma contribuição em termos de força descendente em comparação com o modelo anterior. O deslocamento da borda dianteira da carenagem para trás e para cima em relação à roda dianteira torna a moto mais ágil em ventos laterais e em mudanças de direção em alta velocidade.

Aerodinâmica

Linhas que desenham a performance

Mais de um ano e meio de desenvolvimento aerodinâmico. Inúmeras análises de CFD (Dinâmica dos Fluidos Computacional) e testes de validação em pista. Tudo isso para aprimorar ainda mais a já elevada eficiência e os objetivos de penetração aerodinâmica da Panigale V4 anterior. Esse esforço nos permitiu alcançar uma redução de 4% na resistência do ar com a mesma força descendente e apesar do aumento do fluxo de ar para os radiadores.

Controle máximo. Em todas as posições.

As principais intervenções foram relacionadas ao tanque, ao assento, aos apoios para os pés e às superfícies de contato entre o piloto e a motocicleta.

Projetado para o piloto. Feito para a pista.

Todos os aspectos ergonômicos são projetados para dar suporte ao piloto em todas as fases da pilotagem em pista, minimizando o esforço físico. Isso se traduz em um desempenho melhor e mais consistente, volta após volta.